Atividades
para os alunos descobrirem o que sentem
Atividades simples permitem aos alunos descobrirem o que sentem. As informações
servem para conhecê-los melhor, o que ajuda na aprendizagem. Só não vale
analisar psicologicamente o que eles dizem.
1. O que vejo e o que sinto
Objetivo: Provocar no aluno a reflexão sobre o estado de espírito dos
outros por meio de hipóteses. Pensar sobre como alguém se sente é pressuposto
para ações generosas.
Aplicação: Selecione em jornais e revistas, fotos de situações opostas -
pessoas em um parque e em lixão, por exemplo. Prefira as que não mostrem o
rosto. Peça para os alunos analisarem e descreverem o que estão vendo e
pergunte como acham que essas pessoas estão se sentindo.
2. Jogo das cadeiras
Objetivo: Estimular o estudante a refletir sobre como agiria em
situações diversas. Desafiá-lo a sustentar opiniões e expor o que pensa e
sente, mesmo que isso seja constrangedor no começo. Desenvolver o auto-conhecimento (ao fazer isso, ele consegue estabelecer
relações com os sentimentos dos outros).
Aplicação: Posicione quatro cadeiras em torno de uma mesa.
Prepare quatro envelopes, cada um com cinco frases,
que podem ser sobre atitudes.
(Quando vejo uma briga eu...) ou sentimentos (Fico triste quando...)
Numere as cadeiras de um a quatro. Cada número corresponde a um envelope.
Quem discordar dele deve se levantar, completar a
frase com a sua opinião e retornar à mesa somente ao concordar com alguma
afirmação, numa próxima rodada.
Fonte: A Construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola. Editora Mercado de Letras.