Escala
de valores
Esta
dinâmica toca num assunto vital para os jovens. Pode ser trabalhada na escola
ou nos grupos, podendo ser adaptada à realidade específica.
Objetivo: Colocar o adolescente em contato com seus próprios valores,
levando-o a refletir sobre o que ele considera mais importante em sua vida.
Tempo de duração: Aproximadamente 60 minutos.
Material necessário: Papelógrafo ou
quadro-negro; caneta hidrográfica ou giz; papel-ofício, canetas ou lápis.
Descrição da dinâmica:
1. Escrever no papelógrafo ou no quadro-negro,
com letras grandes (de maneira que todos possam ler) algumas frases que
expressem uma atitude diante da vida ou um valor.
Ex.:
- Para ir a uma festa, Carlos não hesitou em gastar as economias que tinha para comprar uma calça nova. (valor subtendido - a
importância do Ter)
- Stefane ofereceu-se para cuidar da irmã caçula para
sua mãe ir ao supermercado, mesmo tendo que adiar o encontro com o namorado.
(valor subtendido - solidariedade, o que é mais importante para todos).
Podem ser frases mais diretas e objetivas. Com valores explícitos e não
subentendidos.
Estabeleça o que é mais importante:
- Ir a uma festa
- Sair com o(a) namorado(a)
- Cuidar da irmã caçula (ou irmão)
- Almoçar em família
- Ir visitar parentes
- Sair com amigos
- Estudar para uma prova
- Ter o CD mais recente do grupo do momento
- Ir ao ponto de encontro dos amigos
- Fazer o trabalho de escola
2. Distribua as folhas de papel-ofício entre os participantes e peça que
eles a dobrem ao meio, de maneira que eles terão um lado direito e outro
esquerdo.
3. Peça que leiam com atenção as frases escritas pelo facilitador.
4. Em seguida, que escrevam do lado direito da folha, em ordem de
importância as atitudes que fazem parte da sua maneira de agir no cotidiano.
5. Assim o participante deverá colocar em primeiro lugar o que para ele
é o valor mais importante de todos e assim sucessivamente, até que tenha
escolhido pelo menos cinco valores.
6. Após todos terem terminado, o facilitador pede que, do lado esquerdo
da folha, o participante escreva: quando eu era criança, para mim as coisas
mais importantes eram...
7. Depois peça que ele leia as frases comparando, estabelecendo a
diferença entre a escala de valores que tem hoje e a que tinha quando era
criança.
8. Em seguida o facilitador pede aos participantes que discutam com seus
colegas mais próximos sua lista de valores atuais (lado direito da folha).
9. Todos os participantes devem discutir, em pequenos grupos, sua
ordenação de valores, estabelecendo a comparação com a dos colegas.
10. Depois, todos devem voltar para o grupão
onde o facilitador coordenará a discussão definindo:
- A escala de valores do grupo (através da verificação de quais valores
aparecem mais em primeiro lugar, em segundo etc.).
- A escala de valores de quando eram crianças.
- A diferença entre uma escala e outra.
- Que tipo de sociedade e vida em grupos os valores apresentados tendem a
construir.
Comentários:
1. É uma oportunidade para os adolescentes se perceberem enquanto uma
pessoa em mudança, com questionamentos sobre os valores que tinham em sua
infância, uma vez que, geralmente, os valores da infância refletem o
comportamento que os pais esperavam deles;
2. É possível que se encontre uma verdadeira inversão de valores entre a
infância e o momento atual;
3. É importante que nestes casos o facilitador, sem criticar, aponte a
necessidade que o adolescente tem de contestação, sua busca permanente de
auto-afirmação e diferenciação da família ou dos pais;
4. É importante que seja aplicada em um grupo que já tenha alguma
convivência entre si e com o facilitador;
5. O facilitador tem que ter segurança da sua capacidade de
interferência no grupo caso haja uma tendência de conflito entre os
participantes (se sentirem pessoas vazias, superficiais etc., por causa dos
valores que descobrem ter).
Fonte: “O livro das Oficinas”, de Paulo H. Longo e Elizabeth Félix da Silva.
Susan Chiode Perpétuo e Ana Maria Gonçalves,
autoras do livro “Dinâmica de Grupos na Formação de Lideranças”, editora DPeA.
Artigo publicado na edição 306, maio de 2000, página 5.