Possibilitar habilidades e limitações


     Esta dinâmica toca num assunto vital para os jovens. Pode ser trabalhada na escola ou nos grupos, podendo ser adaptada à realidade específica.


Objetivo: Possibilitar aos participantes a identificação das suas habilidades e limitações.


Material necessário: Fichas de trabalho, lápis preto, lápis de cor, borrachas.


Descrição da dinâmica:


1. Grupo espalhado pela sala. Sentados. Dar a cada participante uma ficha de trabalho. Distribuir o material de desenho pela sala;


2. Explicar ao grupo que a bandeira geralmente representa um país e significa algo da história desse país. Nesta atividade cada um vai construir sua própria bandeira a partir de seis perguntas feitas pelo coordenador;


3. Pedir que respondam a cada pergunta por intermédio de um desenho ou de um símbolo na área adequada. Os que não quiserem desenhar poderão escrever uma frase ou algumas palavras, mas o coordenador deve procurar incentivar a expressão pelo desenho;


4. O coordenador faz as seguintes perguntas, indicando a área onde devem ser respondidas:

         - Qual o seu maior sucesso individual?

         - O que gostaria de mudar em você?

         - Qual a pessoa que você mais admira?

         - Em que atividade você se considera muito bom?

         - O que mais valoriza na vida?

         - Quais as dificuldades ou facilidades para se trabalhar em grupo?

       
Dar cerca de vinte minutos para que a bandeira seja confeccionada;

 

5. Quando todos tiverem terminado, dividir o grupo em subgrupos e pedir que compartilhem suas bandeiras.


6. Abrir o plenário para comentar o que mais chamou a atenção de cada um em sua própria bandeira e na dos companheiros. Contar o que descobriu sobre si mesmo e sobre o grupo.


7. No fechamento do encontro, cada participante diz como se sente após ter compartilhado com o grupo sua história pessoal.


Comentários:

1. Tomar consciência das suas habilidades e limitações propicia um conhecimento mais aprofundado sobre si mesmo, suas habilidades, facilitando as escolhas que precisa fazer na vida;


2. Feita dessa forma, a reflexão torna-se prazerosa, evitando resistências. É um trabalho leve e ao mesmo tempo profundo. Permite que o grupo possa entrar em reflexões como a escolha profissional.


Fonte: Adolescência - Época de Planejar a Vida (AEPV), publicada no livro “Dinâmica de Grupos na Formação de Lideranças”, Ana Maria Gonçalves e Susan Chiode Perpétuo, editora DPeA, Belo Horizonte, MG.

Artigo publicado na edição 309, agosto de 2000, página 17.