Possibilitar
habilidades e limitações
Esta
dinâmica toca num assunto vital para os jovens. Pode ser trabalhada na escola
ou nos grupos, podendo ser adaptada à realidade específica.
Objetivo: Possibilitar aos participantes a identificação das suas habilidades
e limitações.
Material necessário: Fichas de trabalho, lápis preto, lápis de cor,
borrachas.
Descrição da dinâmica:
1. Grupo espalhado pela sala. Sentados. Dar a cada participante uma ficha de trabalho. Distribuir o material de desenho pela sala;
2. Explicar ao grupo que a bandeira geralmente representa um país e
significa algo da história desse país. Nesta atividade cada um vai construir
sua própria bandeira a partir de seis perguntas feitas pelo coordenador;
3. Pedir que respondam a cada pergunta por
intermédio de um desenho ou de um símbolo na área adequada. Os que não quiserem
desenhar poderão escrever uma frase ou algumas palavras, mas o coordenador deve
procurar incentivar a expressão pelo desenho;
4. O coordenador faz as seguintes perguntas, indicando a área onde devem
ser respondidas:
-
Qual o seu maior sucesso individual?
-
O que gostaria de mudar em você?
-
Qual a pessoa que você mais admira?
-
Em que atividade você se considera muito bom?
-
O que mais valoriza na vida?
-
Quais as dificuldades ou facilidades para se trabalhar em grupo?
Dar cerca de vinte minutos para que a bandeira seja confeccionada;
5.
Quando todos tiverem terminado, dividir o grupo em subgrupos e pedir que
compartilhem suas bandeiras.
6. Abrir o plenário para comentar o que mais chamou a atenção de cada um
em sua própria bandeira e na dos companheiros. Contar o que descobriu sobre si
mesmo e sobre o grupo.
7. No fechamento do encontro, cada participante diz como se sente após
ter compartilhado com o grupo sua história pessoal.
Comentários:
1. Tomar consciência das suas habilidades e limitações propicia um
conhecimento mais aprofundado sobre si mesmo, suas habilidades, facilitando as
escolhas que precisa fazer na vida;
2. Feita dessa forma, a reflexão torna-se prazerosa, evitando
resistências. É um trabalho leve e ao mesmo tempo profundo. Permite que o grupo
possa entrar em reflexões como a escolha profissional.
Fonte: Adolescência - Época de Planejar a Vida (AEPV), publicada no livro
“Dinâmica de Grupos na Formação de Lideranças”, Ana Maria Gonçalves e
Susan Chiode Perpétuo, editora DPeA, Belo Horizonte, MG.
Artigo publicado na edição 309, agosto de 2000,
página 17.