Semeando
Cultura
Atividade:
Quantas vezes sentamos ao lado de nossos avós ou mesmo de nossos pais para escutar aquelas
longas histórias que compuseram a vida e a trajetória da nossa família e,
portanto, a trajetória da nossa vida? Quantas vezes paramos para pensar na
importância do nosso passado, nas origens de nossa família, e mais, de nossa
comunidade? Indo um pouco mais longe, quantas vezes paramos para pensar de que
forma a cultura da nossa cidade e de nosso país influencia o nosso modo de ver
as coisas?
Pois é. Nós somos aquilo que vivemos. Somos um
pouquinho da via de nossos pais e avós, somos também um pouquinho da vida de
nossos pais e avós, da nossa, do nosso bairro, das pessoas que estão à nossa
volta, seja na cidade ou no país onde vivemos.
Isso é o que se chama identidade cultural. E esta
é uma atividade que ajuda a buscar essa identidade - o que significa buscar a
nossa própria história, conhecemos a nós mesmos e a
tudo que nos rodeia. Buscar a identidade cultural é “entender para respeitar”
nossos sentimentos e os daqueles com quem compartilhamos a vida.
Material:
* Tecido - lona, algodão, morim
cortados em tamanho e formatos variados
* Tinta de tecido ou tinta guache (é bom lembrar que o chache se dissolve em água)
* Linha e agulha ou cola de tecido.
Passos - Como se faz:
1ª Etapa - História de Vida
Peça a todos os participantes para relembrarem um pouco de suas histórias
pessoais e das histórias de suas famílias, pensando em suas origens,
sentimentos e momentos marcantes, em sonhos, enfim, em tudo aquilo que cada
pessoa considera representativo de sua vida. Depois disso, peça para escolherem
pedaços de tecidos para pintar símbolos, cores ou imagens relacionadas às suas
lembranças. Esse é um momento individual, que deve levar o tempo necessário
para que cada um se sinta à vontade ao expressar o máximo de sua história de
vida. Quando todos terminarem, proponha a composição da primeira parte da Colha
de Retalhos, que pode ser feita costurando ou colando os trabalhos de cada um,
sem ordem definida.
2ª Etapa - História da Comunidade
Esta etapa exige muito diálogo entre os participantes, que devem construir a
história da comunidade onde vivem. Uma boa dica é pesquisar junto aos mais
velhos.
O grupo escolhe alguns fatos, acontecimentos e características da comunidade
para representá-los também em pedaços de tecido pintados. Pode-se
reunir as pessoas em pequenos grupos para a criação coletiva do trabalho. Todas
as pinturas, depois de terminadas, deverão ser costuradas ou coladas compondo
um barrado lateral na colcha.
3ª etapa - História da cidade, do país, da
Terra
A partir daqui, a idéia é dar contiuidade à colcha de
retalhos, criando novos barrados, de forma a complementá-la
com a história de vida da cidade, do país, do mundo e até a do universo. Não há
limites nem restrições. O objetivo principal é estimular nos participantes a
vontade de conhecer e registrar a vida, em suas diferentes formas e momentos.
Desse modo, poderão se sentir parte da grande teia da vida.
Fonte: “Paz, como se faz? Semeando cultura de paz nas escolas”, Lia Diskin e Laura G. Roizman