O que são Práticas Pedagógicas? Qual a importância das Práticas Pedagógicas?

Práticas Pedagógicas são ferramentas pedagógicas/técnicas (dinâmicas de grupo, exercícios teatrais, brincadeiras, fábulas, metáforas, contos, poesias, brincadeiras, música, dança, artes, jogos educativos...) que facilitam o processo ensino-aprendizagem!

O livro “Práticas Pedagógicas Vivenciais – dinâmicas para trabalhar: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento e Inteligências Múltiplas /Potencialidades”. Editora Vozes. Vilmabel Soares. 2º Edição. 2010 tem a ousadia de apontar diretrizes para facilitar o Processo ensino-aprendizagem com suas diversas técnicas como também tem diversas dinâmicas aplicáveis para o Projeto Virtudes!

 

Como o livro “práticas pedagógicas vivenciais” pode facilitar no processo ensino-aprendizagem?

Através das diversas dinâmicas de grupo no livro Práticas Pedagógicas Vivenciais

A obra PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VIVENCIAIS é dinâmica, prática e facilitadora. Nesta você encontra exercícios vivenciais pedagógicos práticos, entre eles: exercícios teatrais (técnicas vocais básicas, dança, música, expressão corporal, dicção, oratória, descontração, desinibição, percepção, imaginação, comunicação e expressão, criatividade, sociabilização, técnicas de relaxamento e meditação, entre outros); dinâmicas de grupo; textos reflexivos e brincadeiras diversas. O professor/ facilitador através das práticas aplicadas em sala de aula auxiliará o grupo a interagir e descontrair; expressar solidariedade; despertar a empatia; ampliar o conhecimento de si e interpessoal; construir sonhos, amizade e respeito à individualidade; a desinibição, sensibilização e auto-estima; melhorar a comunicação, expressar a criatividade; aprimorar a expressão verbal, gestual e espacial; despertar o indivíduo para automotivação; relacionar-se de maneira afetiva, confiante e social.

"Práticas Pedagógicas Vivenciais - Dinâmicas para trabalhar: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento, autoconhecimento e inteligências múltiplas", Vilmabel Soares. Editora Vozes/RJ.  2010. Sucesso em vendas!

Onde adquirir?

Brasil:
Livraria Cultura
Livraria Saraiva
Americanas
Livraria João PauloII
Livraria Kapok
Exkola
Tradepar
Livraria Submarino

Portugal:
Livraria Vozes
Sitio do Livro

  

Depoimento da Autora Vilmabel Soares

Em sala de aula (eu, professora Vilmabel Soares) muitas vezes eu me fazia às seguintes perguntas:

1) Como posso fazer para que eu consiga assegurar a atenção do meu aluno para o aprendizado sem ter que obrigá-lo?

2)  Como dar /apontar limite ao meu aluno?

3)     Como melhorar o desempenho do aprendizado dos meus alunos?

4)     Como melhorar e trabalhar com as virtudes, os valores, atitudes, afetividade, relacionamento interpessoal, autoestima, Inteligências Múltiplas (Inteligência emocional,...)/Potencialidades dos alunos?

5)     Como formar seres pensantes e críticos ao mesmo tempo em que sejam afetuosos e transformadores?

A partir destas perguntas passei a fazer pesquisas no Google e então passei a me interessar por dinâmicas de grupos, brincadeiras, exercícios teatrais, textos reflexivos como parábolas, fábulas, metáforas, PNL, poesias, exercícios de relaxamento e meditação e arteterapia. E passei a aplicar estas em sala de aula. A partir daí, meus alunos passaram a ter muita satisfação pelas aulas porque entre uma aula e outra eu aplicava uma dinâmica. Essa recreação passou a ser motivo para que eles se interessassem pelo conteúdo, a estudar, fazer as tarefas de casa, e naturalmente os alunos passavam a conviver de forma harmoniosa e afetiva em grupo. Isso porque havia uma relação de troca entre eles e eu que era: a recreação (aplicação das dinâmicas) pela atenção em sala de aula e pelo bom comportamento. No decorrer dos encontros, já não havia mais necessidade de chamá-los a atenção para a realização dessa troca, porque já estavam disciplinados e todos tinham gosto tanto pelo aprender, pela recreação como pela convivência em grupo. O relacionamento interpessoal e as notas melhoravam expressivamente no decorrer dos dias.

FORMAÇÃO

Pós-Graduação em Dinâmicas de Grupos - SBDG em Porto Alegre (em andamento)

Graduação em Psicologia - ESADE - Porto Alegre (em andamento)

Em 2010 foi lançado o meu livro "Práticas Pedagógicas Vivenciais - dinâmicas para trabalhar: valores, atitudes, afetividade, autoestima e relacionamento". Editora Vozes. 2o edição.

Estudei dois anos Teatro no TEPA - Teatro Escola de Porto Alegre - 2007 e 2008

Estudei curso Formação Educador(a) Brinquedista – No Instituto Superior Sevigné (Colégio Bom Jesus – Joana D’arc) Porto Alegre 2008

Formada em Matemática Plena em Licenciatura pela FURG – 1999

Formada em Habilitação Magistério - 1994

 

OBJETIVO PROFISSIONAL - Facilitar processo ensino-aprendizagem

 

ATIVIDADES EXERCIDAS

Facilito oficinas de teatro para ensino Fundamental. Atividades extra-curriculares - escolas de Poa.

Escrevendo 2o livro.

Palestro nas escolas - Tema: "A importância das práticas Pedagógicas Vivenciais"

Trabalhei como orientadora vocacional com Dr. Geime Rozanski (Psicólogo Poa) – 2009 e 2010

Trabalhei no Projeto Peti do governo em São J. Norte/RS juntamente ao Centro Cultural Grupo de Teatro Caras de Pau – 2007

Coordenei o Projeto Teatro Pedagógico por mim implementado – Teatro Pedagógico no Centro Cultural Grupo de Teatro Caras de Pau - 2007

Após esse ano de 2005, passei a me envolver com atividades lúdicas, artísticas e educativas com oficinas de Teatro Pedagógico para criança e pré-adolescentes que objetiva trabalhar com valores, atitudes, afetividade, autoestima e relacionamento além de trabalhar com as potencialidades, criatividade, imaginação e harmonia de viver em grupo – Livraria Vanguarda – Rio Grande e outros

Palestra: “Práticas Pedagógicas Vivenciais” – Homenagem ao dia do Professor – Livraria Vanguarda – Rio Grande – 15/10/2010

Concursada como professora de Matemática por dois anos na E.Admar Corrêa em Rio Grande – regente de classe em 2004 e 2005.

Trabalho voluntário Amigos da Escola - 2002