O que são Práticas Pedagógicas? Qual a importância das Práticas
Pedagógicas?
Práticas Pedagógicas são
ferramentas pedagógicas/técnicas (dinâmicas de grupo,
exercícios teatrais, brincadeiras, fábulas, metáforas, contos, poesias,
brincadeiras, música, dança, artes, jogos educativos...) que facilitam o
processo ensino-aprendizagem!
O livro “Práticas Pedagógicas Vivenciais – dinâmicas para trabalhar:
valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento e Inteligências
Múltiplas /Potencialidades”. Editora Vozes. Vilmabel
Soares. 2º Edição. 2010 tem a ousadia de apontar diretrizes para
facilitar o Processo ensino-aprendizagem com suas diversas técnicas como também
tem diversas dinâmicas aplicáveis para o Projeto Virtudes!
Como o livro “práticas pedagógicas vivenciais” pode facilitar no
processo ensino-aprendizagem?
Através das diversas
dinâmicas de grupo no livro Práticas
Pedagógicas Vivenciais
A obra PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VIVENCIAIS é dinâmica, prática e facilitadora. Nesta
você encontra exercícios vivenciais pedagógicos práticos, entre eles:
exercícios teatrais (técnicas vocais básicas, dança,
música, expressão corporal, dicção, oratória, descontração, desinibição,
percepção, imaginação, comunicação e expressão, criatividade, sociabilização,
técnicas de relaxamento e meditação, entre outros); dinâmicas de grupo; textos
reflexivos e brincadeiras diversas. O professor/ facilitador através das
práticas aplicadas em sala de aula auxiliará o grupo a interagir e descontrair;
expressar solidariedade; despertar a empatia; ampliar o conhecimento de si e
interpessoal; construir sonhos, amizade e respeito à individualidade; a
desinibição, sensibilização e auto-estima; melhorar a comunicação, expressar a
criatividade; aprimorar a expressão verbal, gestual e espacial; despertar o
indivíduo para automotivação; relacionar-se de maneira afetiva, confiante e
social.
"Práticas Pedagógicas Vivenciais - Dinâmicas para trabalhar: valores,
atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento, autoconhecimento e
inteligências múltiplas", Vilmabel Soares. Editora Vozes/RJ. 2010. Sucesso em vendas!
Onde adquirir?
Brasil:
Livraria Cultura
Livraria Saraiva
Americanas
Livraria João PauloII
Livraria Kapok
Exkola
Tradepar
Livraria Submarino
Portugal:
Livraria Vozes
Sitio do Livro
Depoimento da Autora Vilmabel Soares
Em sala de aula (eu,
professora Vilmabel Soares) muitas vezes eu me fazia às seguintes perguntas:
1)
Como posso fazer para que eu consiga assegurar a atenção do meu aluno para o
aprendizado sem ter que obrigá-lo?
2) Como dar /apontar limite ao meu aluno?
3) Como melhorar o desempenho
do aprendizado dos meus alunos?
4) Como melhorar e trabalhar
com as virtudes, os valores, atitudes, afetividade, relacionamento
interpessoal, autoestima, Inteligências Múltiplas (Inteligência
emocional,...)/Potencialidades dos alunos?
5) Como formar seres pensantes
e críticos ao mesmo tempo em que sejam afetuosos e transformadores?
A partir destas perguntas passei a fazer pesquisas no Google e
então passei a me interessar por dinâmicas de grupos, brincadeiras, exercícios
teatrais, textos reflexivos como parábolas, fábulas, metáforas, PNL, poesias,
exercícios de relaxamento e meditação e arteterapia. E passei a aplicar estas
em sala de aula. A partir daí, meus alunos passaram a ter muita satisfação pelas
aulas porque entre uma aula e outra eu aplicava uma dinâmica. Essa recreação
passou a ser motivo para que eles se interessassem pelo conteúdo, a estudar,
fazer as tarefas de casa, e naturalmente os alunos passavam a conviver de forma
harmoniosa e afetiva
FORMAÇÃO
Pós-Graduação em Dinâmicas
de Grupos - SBDG
Graduação em Psicologia -
ESADE - Porto Alegre (em andamento)
Em 2010 foi lançado o meu
livro "Práticas Pedagógicas Vivenciais - dinâmicas para trabalhar:
valores, atitudes, afetividade, autoestima e relacionamento". Editora Vozes. 2o edição.
Estudei dois anos Teatro no
TEPA - Teatro Escola de Porto Alegre - 2007 e 2008
Estudei curso Formação
Educador(a) Brinquedista – No Instituto Superior Sevigné (Colégio Bom Jesus –
Joana D’arc) Porto Alegre 2008
Formada
Formada
OBJETIVO PROFISSIONAL - Facilitar processo
ensino-aprendizagem
ATIVIDADES EXERCIDAS
Facilito oficinas de teatro
para ensino Fundamental. Atividades extra-curriculares
- escolas de Poa.
Escrevendo 2o livro.
Palestro nas escolas - Tema:
"A importância das práticas Pedagógicas Vivenciais"
Trabalhei como orientadora
vocacional com Dr. Geime Rozanski (Psicólogo Poa) – 2009 e 2010
Trabalhei no Projeto Peti do
governo
Coordenei o Projeto Teatro
Pedagógico por mim implementado – Teatro Pedagógico no
Centro Cultural Grupo de Teatro Caras de Pau - 2007
Após esse ano de 2005,
passei a me envolver com atividades lúdicas, artísticas e educativas com
oficinas de Teatro Pedagógico para criança e pré-adolescentes que objetiva
trabalhar com valores, atitudes, afetividade, autoestima e relacionamento além
de trabalhar com as potencialidades, criatividade, imaginação e harmonia de
viver em grupo – Livraria Vanguarda – Rio Grande e outros
Palestra: “Práticas
Pedagógicas Vivenciais” – Homenagem ao dia do Professor – Livraria Vanguarda –
Rio Grande – 15/10/2010
Concursada como professora
de Matemática por dois anos na E.Admar Corrêa
Trabalho voluntário Amigos
da Escola - 2002